Histórico

Reservei esta seção especialmente para que você pudesse acompanhar toda a minha história desde quando iniciei neste maravilhoso mundo do surf, onde descobri que seria um dos meus maiores sonhos que estava apenas começando a realizar.

“Comecei a surfar no verão de 1984/85, quando era ainda um menino com 11 anos de idade lá na Praia de Piatã – Salvador…

1986 – Após um ano e meio de treinamento, Iniciei a participação em competições. O primeiro evento que disputei foi um campeonato colegial (Colégio Alfred Nobel), no qual venci.

1987 – Disputei o primeiro evento estadual (1º Radical Wave de Surf), sagrando-me campeão da categoria mirim.

1988 – Obtive um excelente quinto lugar, na 1ª etapa do Circuito Company / Cyclone de Surf Amador (Campeonato Brasileiro) na Praia de Maracaípe, PE. Após esse evento, consegui meu primeiro patrocínio, a Cyclone.

1989 – Iniciei na categoria júnior. Melhores resultados: 3º lugar (Ranking Baiano) nas categorias júnior e open, 3ª colocação (Fico Surf Festival) na categoria open.

1990 – Sagrei-me campeão baiano na categoria júnior, 2º na open e 4º na profissional (Ranking Baiano). Realizei minha primeira viagem internacional (Peru) para treinamento.

1991 – Fui bicampeão baiano júnior, campeão open e 3º colocado na categoria profissional (Ranking Baiano), 5º lugar (Ranking do Circuito Wave Rider – nacional) e ganhei o Trials da Seaway Classic na Praia do Cupe, PE.

1992 – Com o apoio do Shopping Piedade e Lojas Wave Beach me profissionalizei em julho deste ano. Os melhores resultados: 7º colocado no Seaway Classic, PE – Etapa Abrasp – e 3º lugar no Ranking Baiano profissional. Fui ao Hawaii pela primeira vez para treinamento.

1993 – Fechei contrato com a Seaway (empresa de surfwear). Tornei-me campeão nordestino profissional, ganhei o Maresia Beach Park Open de Surf, CE – Etapa Abrasp – e terminei em 16º (Top 16) no Ranking Abrasp. Viajei ao Hawaii para competir – Circuito W.Q.S. .

1994 – Competi em diversas etapas do circuito W.Q.S. (África do Sul, Portugal, Peru e Brasil) finalizando o ano em 92o. lugar no Mundial, 20o. no Brasileiro, 10º no Circuito Carioca (Limão Brahma de Surf) e tornei-me campeão baiano de surf – categoria profissional.

1995 – Competi integralmente no circuito W.Q.S. (Peru, Austrália, África do Sul, Califórnia, Inglaterra, Portugal, Espanha e Brasil) finalizando o ano em 86º posição.

1996 – Competi todo o W.Q.S., obtendo como melhores resultados:3º lugar no Reef Brazil-Uruguai, 2º lugar no Nescau Surf Energy-RS, 13º lugar no Guston 500-Africa do Sul, 5º no Oneill-Portugal, 5º no Rio Surf Pro-RJ, 2º no Hang Loose-PE, 9º no pena Super Surf-CE e 9º no Town e Country-SP. Finalizei o ano em 7º no mundial W.Q.S. e 3º no Brasileiro. Com a sétima posição no W.Q.S., garanti minha vaga para participar do seleto grupo da primeira divisao (W.C.T.).

1997 – Terminei o ano na 6ª posição no Brasileiro, 14º no circuito W.Q.S., vencendo uma das etapas no Ceará e garantindo a participação por mais um ano na elite do surf mundial. No W.C.T. terminei na 41ª posição.

1998 – Disputei os circuitos mais importantes do mundo, fui vencendor da etapa mais valiosa e que mais pontos distribuiu no W.Q.S.(Hang Loose Pro Contest) realizada no Brasil. Fui o terceiro no Brasileiro, 6º no W.Q.S. e 41º no mundial da primeira divisão.

1999 – Iniciei o ano vencendo a primeira etapa do circuito W.Q.S.(Reef Brazil) na Argentina e vice-campeão do Reef Brazil na Joaquina-SC, tornando-se vice-campeão da América do Sul. Passei seis meses sem patrocinador, fechei co-patrocínio com a Rider Xtreme em junho e em outubro fui contratado pela Town e Country. Obtive bons resultados na Primeira divisao( W.C.T.), 3º no Japão, dois 9º na Austrália, um nono e dois 17º na França, finalizando o ano na 28º posição. No W.Q.S. terminei na 4ª posição.

2000 – (Jan) Comecei o ano com uma vitória no Reef Brazil – Etapa do WQS (Joaquina).
(abril) Super Surf 2000 – Praia de Maresias, São Sebastião (SP) 3º lugar e fiquei com o 5º lugar no mundial em Maracaípe, onde o Brasil foi campeão por equipe.
(julho) Em Durban, África do Sul fiquei em segundo lugar, após 25 min. liderando a bateria.

Em agosto no WCT – T&C Lacanau Pro – Grand Plage, Lacanau – FRANÇA fui Vice-campeão. (outubro) WCT – Rio Surf International – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ) – BRASIL 5º lugar

(novembro) Super Surf 2000 – Praia da Vila, Imbituba (SC) – BRASIL 3º lugar e em dezembro consagrei-me Campeão Mundial WQS!!!!!

Depois de perder a vaga no WCT em 2001, Armando lutou e conseguiu boas colocações em 2002, com um brilhante vice-campeonato na Austrália, duas semifinais e outras duas quartas-de-final garantiram o retorno a elite de surf mundial em 2003.

2003 – Armando iniciou o circutio mundial de surf WQS com um bom resultado ficando nas quartas-de-finais. Durante o ano a média de resultados variaram entre a 5a. e a 17a. posição, finalizando o ano com um especial 2o. lugar na Tríplice Coroa no Hawaii. Mas, devido a problemas pessoais teve que retornar ao Brasil sem dar continuidade as competições. Armando finalizou o ano como 13o. no ranking mundial de surf WQS, e classificou-se para o WCT 2004.